segunda-feira, 28 de março de 2011

Na minha opnião, uma das fotos mais bacanas feita pelo grupo !!


A Brasital é um dos patrimônios mais importantes de São Roque porque influenciou a cultura e a economia do município. Construída em 1890 pelo industrial italiano Enrico Dell´Acqua, para abrigar uma das primeiras industrias têxteis do Brasil, o local é um dos prédios históricos mais importantes da região .
Em 1919, a fábrica que até então levava o nome do seu fundador passou a se chamar Brasital, uma fusão das palavras Brasil e Itália. No conjunto arquitetônico de 9.600 m2 composto por galpões, eram produzidos tecidos de algodão como: brins, popeline, colchas e atoalhados que além de serem comercializados no Brasil também chegou a ser exportado para o exterior. A indústria chegou a empregar 80% da mão-de-obra disponível no município e nesta fase de prosperidade ganhou filiais em São Paulo, Rio de Janeiro e em Salto onde também era fabricado papel.
Com o passar do tempo as atividades da indústria foi diminuindo até que em 1970 foi a Brasital foi fechada definitivamente. No fim dos anos 80, com a ajuda do Governo Estadual, a infra-estrutura da Brasital S/A passou a integrar o patrimônio público de São Roque. Em 1989, o local começou recebeu um novo nome e passou a chamar Centro Educacional e Cultural Brasital. Atualmente, o prédio principal da administração abriga os departamentos de Educação e a divisão de Cultura da prefeitura. O departamento de Desenvolvimento Econômico, o Banco do Povo, o Posto de Atendimento do Sebrae e a divisão de Turismo também funcionam no local, situados na portaria da rua Rui Barbosa. Os galpões que antes eram ocupados pelos teares, agora são utilizados para fins culturais como a biblioteca, oficinas culturais e profissionalizantes, sala de música e dois salões onde são realizados eventos.
Em 1899 foi incorporada à companhia a fábrica da cidade de Salto e a tecelagem passou a Sociedade Anônima mudando seu nome para “Societá per I´Exportazione e per Industria Italo-Americana”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário